A profissão de médico hoje é mais exigente e complexa do que nunca. E as habilidades de alguém especializado em documentação médica são altamente valorizadas.
A documentação clínica é o processo Clínica de Recuperação para dependentes químicos em João Pessoa altamente especializado de criação, manutenção, atualização e publicação de documentos contendo dados precisos, simples, gramaticalmente e medicamente corretos relativos a todos os aspectos da saúde dos pacientes. O documento assim publicado é referido como registro clínico e pode conter informações vitais, como estado de saúde do paciente, diagnóstico, prognóstico, recuperação e progresso em todos os momentos, desde a admissão até a alta. O objetivo de tal documento é fornecer, em linguagem simples e formato claramente escrito, um resumo preciso e atualizado do histórico médico do paciente para outros profissionais de saúde ou pessoal não médico que possam estar assumindo o caso, para que possam entender melhor o estado do paciente. Isso os ajuda a decidir qual é o próximo plano de ação. A documentação clínica também é útil durante estudos de caso ou quando o evento precisa ser documentado para fins de pesquisa ou estudo ou investigação.
A ciência médica progrediu muito no século passado e as demandas crescentes estão sendo feitas aos médicos e a todo o pessoal médico. Pesquisas e descobertas contínuas geraram grandes quantidades de dados e os campos estão se tornando cada vez mais dedicados e altamente especializados. Foi-se o tempo em que o médico do interior, em sua casinha pitoresca, receitava pílulas aos pacientes que chegavam em carruagens puxadas por cavalos. Com novas doenças e enfermidades, custos crescentes, tecnologia aprimorada e restrições de tempo e orçamento, as demandas dos hospitais são inacreditáveis e os hospitais hoje precisam funcionar com a mesma eficiência de uma fábrica mecanizada de alta tecnologia.
Num ambiente tão exigente e competitivo, as competências de um especialista em documentação clínica são altamente valorizadas. Este não é um trabalho editorial ou de help desk onde qualquer pessoa com habilidades de comunicação razoavelmente boas pode entrar e ganhar a vida. Além das habilidades obrigatórias de linguagem e gramática, é preciso entender que este é um campo altamente especializado que envolve um vocabulário altamente especializado e conhecimento abrangente da terminologia médica e biológica e não é um trabalho para todos. Espera-se que o especialista em documentação clínica saiba o suficiente para poder avaliar e compreender ele próprio a situação e apresentá-la numa linguagem clara e lúcida